sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ovo brigadeiro

ovo-brigadeiro.jpg


Foto: Mauro Holanda

Tempo de preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 1 ovo de 750 g
Nível de dificuldade: Médio
Categoria: Docinho e salgadinho
Calorias: 5270 por ovo

Ingredientes

· 2 latas de leite condensado
· 6 colheres (sopa) de chocolate
em pó
· 1 colher (sopa) de manteiga
· 1 xícara (chá) de creme de leite
· 500 g de cobertura de chocolate
ao leite
· 50 g de chocolate meio amargo
· 200 g de chocolate granulado

Acessórios
· 2 moldes para ovo de 500 g
· Espátula
· Pincel culinário
· 1 assadeira de alumínio
· Suporte para ovo
· Papel celofane e fita

Modo de preparo

Em uma panela média ponha o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau até adquirir consistência de ''brigadeiro mole'' (se, ao passar a colher no fundo da panela, se formar um caminho que se mantém aberto está no ponto certo).

Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture delicadamente. Ponha em um refratário e deixe esfriar completamente. Derreta e tempere a cobertura de chocolate ao leite. Pincele nos moldes de 500 g e leve à geladeira por uns segundos até secar. Repita mais uma vez para que o ovo fique com a espessura ideal para rechear.

Recheie e aplique a outra camada de chocolate. Raspe o molde com uma espátula formando uma borda mais grossa e volte à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire o molde e deixe-o sobre a grade da geladeira até ficar opaco. Desenforme.

Com um pincel espalhe uma fina camada do chocolate meio amargo picado e derretido em cada metade de ovo e passe no granulado. Deixe secar e junte as metades. Fixe sobre um suporte com um pouco de chocolate derretido e temperado e deixe secar. Embale em papel celofane transparente e prenda com um laço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário